Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

02 de abril de 2014

Casa de campo contemporânea tem paredes feitas de painéis de vidro

Extensos painéis de vidro mimetizam interior e exterior nesta casa de visual contemporâneo e alma verde. Luz e climatização naturais enxugaram o consumo de energia.

01
Vidros low-e, com uma camada extrafina de prata, bloqueiam os raios uV e reduzem à metade a troca de calor entre interior e exterior, mantendo a temperatura da casa sempre agradável.

A vista estonteante das montanhas determinou o desenho da Blue Ridge Residence, refúgio erguido em meio a uma propriedade de 2 milhões de m² na Virgínia, região sudeste dos Estados Unidos. Modernos, os moradores não queriam uma casa com o jeito colonial chique comum nas redondezas. Para o arquiteto Bartholomew Voorsanger, do escritório nova-iorquino Voorsanger Architects, foi a oportunidade de levar ao campo seu estilo elegante, marcado por soluções sustentáveis. Aço, vidro, pedra e madeira dão forma a dois pavimentos alongados e assimétricos. Totalmente transparentes, as fachadas buscam a magnífica paisagem de todos os lados. Já as suítes ficam resguardadas no piso superior, atrás de paredes divisórias de alvenaria. Os telhados, por sua vez, projetam-se a fm de controlar o excesso de sol e garantir sombra na dose certa. “Toda obra deve manter uma relação amigável com o meio ambiente”, ensina Bartholomew.

02

– Temperatura certa: por dez poços geotérmicos (que usam o calor da terra como fonte de energia), a 10 m de profundidade, passam tubulações com gás líquido. No verão, o equipamento faz com que o calor da construção seja absorvido pelo solo, deixando o interior da casa mais fresco. No inverno, leva ar quente para o sistema de calefação da residência.

– Reciclagem: o projeto emprega apenas materiais renováveis, como o aço galvanizado da estrutura, vidro, madeira certificada e pedra calcária comprada nas cercanias.

Fonte: Casa Abril

Faça seu comentário