Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

03 de outubro de 2011

Confira: Dicas e truques para acertar na decoração de ambientes pequenos

RIO — Ambientes pequenos exigem um maior jogo de cintura na hora de planejar a decoração. Se você é daqueles que vive nesse aperto, pode contar com as dicas das arquitetas Helena Bernardo e Roberta Devisate. A dupla sugere as cores, os objetos e os móveis que funcionam como fortes aliados na ampliação dos cômodos.
Espelhos

A utilização de espelhos em ambientes pequenos pode auxiliar na sensação de amplitude do espaço, criando efeitos e duplicando a iluminação. Podem ser instalados na parede, nos pés de alguns móveis, para dar continuidade ao piso, e no teto. (Helena Bernardo )
Portas de correr

As portas de correr economizam espaço e podem dar a sensação de amplitude quando instaladas em planos contínuos na marcenaria. Esse movimento pode fazer com que os ambientes pareçam mais amplos. Portas que deslizam até o final servem para integrar os ambientes, quando estão abertas, e são utilizadas como paredes, quando fechadas. (Helena Bernardo )
Cores

Pintar as paredes com cores frias traz a luminosidade natural para dentro de casa, gerando a sensação de amplitude visual. Outra dica é inserir objetos pequenos e escuros, garantindo assim que o contraste faça o efeito de expansão do ambiente. (Helena Bernardo )
Listras na Decoração

As listras podem ser aliadas na hora de criar efeitos que ampliam espaços. Aplicadas nas paredes, as listras verticais dão a ideia de alongamento do pé direito, e as horizontais ampliam visualmente a área. A aplicação de listras também pode ser utilizada em móveis e tapetes. (Helena Bernardo )
Aproveite o espaço embaixo da escada

O espaço sob a escada fica esquecido em muitos projetos. No entanto, é possível transformá-lo em móveis, cômodos e área de lazer. Com prateleiras, por exemplo, o espaço vira uma estante de biblioteca. Ao colocar portas, tem-se um armário. São essas as formas mais comuns de otimizar o ambiente. Mas, dependendo do tamanho, é possível transformá-lo em escritório ou em um bar. Basta ter móveis multifuncionais. (Roberta Devisate )
Utilizar uma mesa para diversas funções

Em casas e apartamentos com espaço muito pequenos, podemos utilizar para diversas funções somente um móvel. Exemplo disso é a mesa de jantar, que pode ser transformada numa área de estudo e trabalho. (Roberta Devisate )
Iluminação

O direcionamento da iluminação pode contribuir muito para causar o efeito de amplitude dos ambientes. Rasgos de luz e iluminação com luz branca, quando direcionados para a parede, não permitem o aquecimento do espaço, o que é, geralmente, um problema em espaços pequenos. (Roberta Devisat e)
Organize-se

A organização é o ponto forte para se pensar na decoração de ambientes pequenos. O emprego de móveis retráteis e empilháveis é a melhor forma de aproveitar o espaço. O bom planejamento é o principal aliado. Na hora de escolher os móveis, tenha sempre à mão as medidas do projeto e prefira estantes com muitos nichos e prateleiras. (Roberta Devisate )

Fonte: Extra – Globo

Faça seu comentário