Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

23 de setembro de 2013

Construção dentro de jardim botânico australiano tem fachada refletiva

1

Camuflado em uma floresta tropical australiana, o Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Cairns possui fachada com vidros que refletem os jardins que o cercam. Além de deixar a estrutura quase irreconhecível no ambiente, o objetivo é integrar o local com o entorno, fazendo da estrutura imagem e semelhança de um jardim tropical.

A obra foi projetada pelo escritório Charles Whright Architectures (CWA), vencedor da competição promovida pelo conselho da cidade de Cairns, localizada no Extremo Norte de Queensland, que buscava ideias desafiadoras e ousadas para criar uma peça arquitetônica memorável e que também se misturasse com o ambiente ao redor. O resultado foi um projeto com uma estética singular e irreverente.

2

O design e a tecnologia foram pensados para alinhar medidas ecológicas ao projeto: a instalação possui painéis solares, coletores de água de chuva, sistema misto de ventilação e materiais eficientes e de longa duração.

A inspiração é inusitada. Os arquitetos imaginaram para o efeito visual do espaço a cena em que o alienígena do filme Predador (1987), se camufla, refletindo a floresta ao seu redor. A obra, que também abriga cafés, galerias e escritórios, liga os jardins com um centro de artes, enquanto serve como uma zona fresca e seca durante o ano todo para os turistas que visitam o ambiente, que muitas vezes é muito quente e úmido.

4

5

Fonte: Abravidro

Faça seu comentário