Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

10 de fevereiro de 2014

Edifício com formato de ‘L’ é coberto de vidro em Nova York

1

O arquiteto Christian de Portzamparc superou alguns desafios ao projetar o edifício One57, localizado em Nova York, EUA. Além de ser a torre residencial mais alta da cidade — quando estiver finalizada, terá 306 m de altura e 75 andares —, havia também a crise econômica (que torna os altos investimentos mais difíceis) e um terreno extremamente irregular, com formato de “L”.

2

O projeto buscou tirar o melhor potencial do terreno e o resultado é um edifício geométrico, com três níveis e curvas, como nos terraços de cada um deles. A previsão de inauguração era 2013, mas, após alguns contratempos, a data foi alterada para o final de 2014.

3

Dois tipos de vidro são usados com a intenção de formar um padrão de listras nas fachadas Norte e Sul, mas sem alterar a visibilidade interna. Já nas laterais, o arquiteto se inspirou na obra do pintor simbolista Gustav Klimt para criar uma “colagem” que se destaca com a incidência do Sol. Todos esses elementos ajudam a acentuar a ideia de movimento da cidade, além de tornar o One57 facilmente reconhecível no horizonte nova-iorquino.

4

Além de apartamentos de alto luxo, o One57 também abrigará um hotel da rede Park Hyatt. Entre os serviços e instalações do prédio estão academias, salas de música e de artes, salas privativas de jantar e até uma sala para banhos de animais de estimação. Sem falar em uma das vistas mais bonitas da cidade.

5

6

7

8

Fonte: Abravidro

Faça seu comentário