Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

21 de agosto de 2013

Em São Paulo, sede do Centro Paula Souza recebe fachada de vidro

A nova sede do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), no bairro da Luz, centro de São Paulo, foi inaugurada no dia 5 de agosto. O projeto do novo complexo foi executado pelos arquitetos Pedro Taddei Neto e Francisco Spadoni, contratados pelo governo paulista e pela Fundação para Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam).

11

Composta por dois edifícios, a obra buscou recuperar o espaço público da cidade e criar uma área de recreação, descanso e lazer nessa região degradada do centro paulistano — localizada bem próxima ao que se convencionou chamar de “Cracolândia”.

22

Construídos em concreto armado e lajes nervuradas, os edifícios possuem fachadas de vidros temperados laminados protegidos por brises de inox, propiciando ao empreendimento maior eficiência energética sem abrir mão da iluminação natural.

33

No topo do prédio, foi instalada uma cobertura metálica que une os dois prédios, garantindo conforto térmico e proteção nas áreas de convivência e no restaurante, localizado no último pavimento. O complexo abriga biblioteca, laboratórios, quadra poliesportiva, auditório com capacidade para trezentas pessoas e uma praça.

Vale ressaltar que os edifícios antigos que ocupavam o terreno, bem deteriorados, foram totalmente demolidos para a construção da nova sede. A única exceção ficou por conta de um prédio de sete andares, em que se aproveitaram parte da estrutura e algumas lajes.

44

Uma curiosidade é que durante a obra foram encontradas moedas antigas, cerâmica e ossada de animais que contam um pouco da história da cidade de São Paulo. Essas peças serão expostas em um acervo no piso térreo do complexo.

Fonte: Abravidro

Faça seu comentário