Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

24 de janeiro de 2014

Fachada de Vidro do Itaquerão está pronta

Entrada principal do estádio que sediará a abertura da Copa no Brasil é formada por mais de mil peças de vidro.

1

A montagem das 1.080 chapas de vidro que revestem a fachada de 220 m de comprimento por 24 m de altura da entrada principal do estádio Itaquerão, erguido na zona Leste de São Paulo, finalmente foi finalizada na semana passada. A previsão é de que a obra fique pronta e possa ser utilizada para jogos a partir de 15 de abril.

2
Mais de mil placas de vidro compõem a fachada do Itaquerão

Além da preocupação com o visual da arena, a ideia de colocar os vidros visa aproveitar a luz solar e reduzir consideravelmente os gastos com energia elétrica em parte da área interna do prédio oeste. Outra medida que deverá implicar ganhos ambientais é a instalação de células fotovoltaicas, que permitirão a transformação da luz solar incidente em energia elétrica que abaterá dos gastos do edifício com ar condicionado.

Em ritmo acelerado, os trabalhos de construção do Itaquerão, ou Arena São Paulo, aos olhos da Fifa, foram interrompidos no final do ano passado pela queda de um guindaste, responsável pela morte de dois operários. Além da comoção e apreensão geral, o grave acidente acabou por causar impactos no cronograma das obras, atrasando-o. O Itaquerão é um projeto de 2010 concebido pelos arquitetos Coutinho, Diegues e Cordeiro (do escritório CDC) e do escritório DDG, além da Werner Sobek, no projeto da estrutura.

3
O acidente causado pela queda de um guindaste atrasou o cronograma das obras

Segundo Sobek, a cobertura retilínea sobre o grande vão remete ao projeto do MASP (Museu de Arte de São Paulo), também caracterizado pelo grande vão retilíneo, dando ao estádio uma cara bem paulistana. “Porém, um dos conceitos arquitetônicos que mais se destaca no projeto ainda é o de união entre economia, modernidade e sustentabilidade”, revela o arquiteto.

O estádio vai receber a abertura da Copa 2014, em 12 de junho, com o jogo entre Brasil e Croácia. Ao longo da competição, irá sediar outras cinco partidas.

Fonte: Vidro Impresso

Faça seu comentário