Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

08 de janeiro de 2014

Luxo Privativo

Ícone da sofisticação em banheiros, vidro é o grande protagonista em projetos para todos os gostos.

1

Após um dia cansativo no trabalho ou em casa, durante uma viagem de negócios ou mesmo a turismo, tudo que as pessoas querem é encontrar no banheiro um ambiente revigorante para recarregar as energias. E o vidro, quando aplicado na medida certa, além de todo o conforto e bem-estar também proporciona um toque de requinte e modernidade. Antes a nobreza do material era vista somente nos boxes ou espelhos, mas, com o avanço da tecnologia, a tendência é que produto seja cada vez mais usado em paredes, revestimentos, balcões, divisórias, prateleiras, armários, pias, cubas, claraboias, coberturas, portas ou mesmo conectando-se aos demais cômodos do lugar.

2

Um exemplo de projeto bem-sucedido ao integrar a paisagem com a casa de banho é do arquiteto holandês Hans van Heeswijk, que nos arredores de Amsterdã projetou um espaço marcante na sua própria residência, a Rieteiland House. As paredes que separam o chuveiro da banheira são feitas com vidro esmaltado de 12 mm, tonalidade leitosa, da linha Colorbel, fabricado pela AGC e fornecido pela holandesa GSWB. Os 5 m² de espelhos, de 6 mm de espessura, também são da AGC. Segundo o gerente de Marketing da AGC Vidros do Brasil, Lucas Oliveira, a recomendação para esse tipo de espaço são os espelhos e o LACOBEL T: um vidro temperável que pode ser aplicado nessa área com um resultado surpreendente.

3

A empresa UBV aposta em vidros texturizados, que garantem privacidade sem a perda de luminosidade. Hoje os padrões quadriculados estão em voga na decoração e a linha Quadrato apresenta esse design diferenciado. E a T2G | Technical Glass Group também oferece soluções adequadas a esse ambiente, como toda a linha da Sevasa, bastante procurada devido à variedade de produtos. Opções sugeridas: Graduel®, vidro satinado de opacidade gradual, cujo degradé permite focalizar a zona de visão do box; CriSamar® Design, de cores e formas geométricas sugestivas, ainda mais com iluminação especial; SatenGlass®, com acabamento do translúcido ao opaco; SatenDecor® cujas cores e desenhos emulam os veios de rochas; MilRayas com elegantes riscas translúcidas; e CeramicGlass®, solução não convencional em vidro de aplicação rápida, em paredes inteiras.

4

Banheiros modernos e funcionais, assim são os cômodos que utilizam vidros da Saint-Gobain Glass: Satinovo®, ecologicamente correto, massa extra-clara e textura suave, uniforme e plana; Master-Carré®, textura de pequenos quadrados gravados em alto relevo; Spot®, desenho simétrico assemelhado à chuva; Master-Ray®, textura inspirada em pequenos raios; e Thela®, parecido com tecido de linho. No caso da Guardian, as possibilidades para a área compreendem os espelhos tradicionais e o SatinDeco, com textura acetinada, o box espelhado refletivo com tecnologia High Durability, além dos vidros UltraClear® e DecoCristal®, com baixos teores de ferro na composição e aspecto colorido brilhante, respectivamente.

5

Em São Paulo (SP), a arquiteta Cynthia Pimentel Duarte usou, em um banheiro de hotel, vidros temperados nas divisórias, com portas de correr, roldana trilho em inox e ainda na bancada para complementar o projeto. Também na capital paulista, no bairro Jardim Anália Franco, a profissional Adriana Bijarra Cuoco realizou uma obra em tons neutros, com sete placas de vidro temperado para composição do box, totalizando 6,17 m². No interior e no litoral do Estado, outras duas iniciativas merecem destaque, dos escritórios de arquitetura de Cristiane Schiavoni e Daniel Kalil. A primeira, em Arujá, usou um espaço com peças grandes para fazer a divisória do ambiente e colocou o box do chuveiro isolado; o segundo, na Riviera de São Lourenço, praia de Bertioga, previu um box até o teto restringindo a umidade, evitando assim que o vapor cause embaçamento nos espelhos do banheiro e vidros do quarto.

6

Mais para o Sul, em Curitiba (PR), a designer de interiores Mônica Sanches, fundadora da empresa Sanches Design, gosta de utilizar vidro em projetos de banheiro aliados ao metal, seja inox ou alumínio polido, para imprimir um ar de sofisticação. Em um espaço residencial, dividiu a área do banho em duas partes: uma molhada para a ducha e a outra de preparação. A subdivisão foi feita com piso suspenso acima do nível do banheiro, para evitar que a água da ducha, caindo ao chão, se espalhe até aquele local. Na linha de projetos especiais, a decoradora Sueli Zapparolli tem uma experiência sugestiva, com um empreendimento voltado para o gênero masculino: sóbrio, charmoso e tecnológico, com vidros em toda parte.

7

No evento Morar Mais Por Menos 2013, no Rio de Janeiro (RJ), a PKO apresentou a proposta PKO Privacy Glass na suíte do casal, intitulada “Todos os sentidos para dois”. “Com o produto é possível transformar áreas comuns em ambientes privativos com o simples acionar de um botão. Essa mostra é uma excelente oportunidade para divulgarmos essa tecnologia, que permite transitar entre a privacidade e a entrada de luz, com projetos sob medida”, explica a diretora de Marketing da empresa, Myrian Ang. “O material é muito versátil e, por isso, pode ser aplicado em ambientes corporativos, em clínicas e hospitais, hotéis, banheiros, provadores de loja, barcos, iates e em portas e janelas residenciais ou comerciais.”

8

9

10

Fonte: Vidro Impresso

Faça seu comentário