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07 de agosto de 2014

Maior iate da América Latina tem vidro como destaque

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O novo iate Hemisphere 140, fabricado pela MCP Consultoria e Engenharia Naval, é considerado o maior barco já construído em alumínio na América Latina. No interior da embarcação, o destaque é para a escada de vidro que contribui para a elegância do ambiente.
 
A escada implantada no iate, em formato caracol, é composta por vidro e aço inox, com sistema autoportante, no qual um vidro se sustenta ao outro. O projeto oferece leveza ao ambiente. E a implantação de LED nos degraus de vidros eleva a escada ao patamar de artigo de luxo.
 
O vidro utilizado na composição da escada é o SGG Master-Carre, com massa de vidro extraclara, simetria entre os desenhos impressos e uma gravação suave, que também favorece a privacidade dos usuários. Cada degrau mede, aproximadamente, 30 milímetros e pesa cerca de 30 quilos.
 
O resultado dessa aplicação diferenciada abre caminho a uma nova possibilidade de uso do vidro na decoração de embarcações de luxo, cuja combinação foi possível após cada degrau passar por têmpera e laminação de mais de dois floats temperados, de dez milímetros, com PVB (polivinil butiral).
 
Segundo o relatório anual do Internacional Council of Marine Industry Associations (Icomia), a indústria náutica movimenta mais de R$ 83,5 bilhões em todo o mundo, com cerca de 4.900 estaleiros, 200 fabricantes de motores e 700 mil empregados.
 
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O mercado de embarcações brasileiro está otimista, tanto com o comércio de barcos de transporte rápido de passageiros, quanto com a demanda por embarcações de luxo, que vem ganhando força no País. Mas a MCP Yachts reconhece a falta de estrutura no Brasil para embarcações de grande porte, como o Hemisphere 140. Durante o ano de 2013, a empresa entregou duas embarcações de 76 pés e uma de 140 pés.
 
A estratégia de mercado do estaleiro é fornecer um produto único no mercado brasileiro, oferecendo uma embarcação com tecnologia, qualidade e acabamento semelhantes aos iates mais luxuosos do mercado internacional.
 
O Hemisphere 140 levou dois anos e cinco meses para ficar pronto e envolveu, aproximadamente, 250 profissionais. O novo iate possui a certificação internacional LLoyds Register of Shipping. Excepcional – que avalia o desempenho de navegações costeiras e transoceânicas.
 
O projeto da escada reuniu profissionais das empresas BR Escadas e MCP Consultoria e Engenharia Naval.
 
Fonte: Vidro & Tecnologia

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