Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

19 de maio de 2014

Museu Nacional da Memória do 11 de Setembro é de vidro

1

O dia 11 de setembro de 2001 ficou gravado na história dos Estados Unidos com o atentado ao World Trade Center, que matou cerca de 3 mil pessoas. Quase treze anos depois, o lugar hoje tem o nome de Marco Zero, um memorial para honrar a lembrança das vítimas com duas piscinas no lugar exato das torres, além da construção de novos prédios, como o One World Trade Center.

2

O complexo ganha agora um novo pavilhão feito de vidro, que abriga o Museu Nacional da Memória do 11 de Setembro, com sete andares subterrâneos. O projeto é do escritório Snohetta e levou dez anos para ser concluído devido a muitas mudanças no conceito original. Com formato geométrico, a fachada voltada para a praça possui colunas de aço e vidro — a intenção é conectar o público com o átrio do pavilhão, que possui duas colunas estruturais resgatadas das torres originais.

3

Os outros lados do prédio possuem fachadas espelhadas, com linhas horizontais. O objetivo dos arquitetos foi mostrar que, conforme a posição do Sol muda durante o ano, os reflexos do prédio também mudarão. O vidro está presente também em guarda-corpos, paredes e redomas para alguns artefatos da época do atentado, que somam mais de 10 mil.

4

Na manhã do dia 15 de maio, o presidente estadunidense Barack Obama participou da cerimônia de inauguração do pavilhão, o qual será aberto ao público no dia 21 de maio. Até lá, o museu terá a entrada restrita às famílias das vítimas, sobreviventes e socorristas.

5

6

7

 

Fonte: Abravidro

Faça seu comentário