Entre em contato
(11) 4352-2430
04 de novembro de 2013
O novo prédio da Tamedia, grupo multimídia da Suíça, é assinado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban e une o vidro à madeira. Isso porque o prédio de sete andares, localizado no coração de Zurique, possui sua estrutura completamente de madeira, tornando-se o maior do mundo já realizado com esse material. O vidro entra como aliado, pois, apesar de cobrir a fachada, deixa transparecer a beleza da estrutura.
O desafio proposto por Pietro Supino, presidente do conselho de administração do grupo, era de que o projeto deveria atender três condições: ambiente de trabalho agradável, durabilidade e custos moderados. O vidro torna dinâmica a interação com o ambiente externo e, como o prédio está localizado próximo às margens de um rio, deixa uma brisa fresca entrar.
Além disso, o vidro também é o divisor de ambientes, levando ao pé da letra a ideia de transparência, com painéis retráteis que ampliam o espaço de trabalho. O arquiteto criou plataformas intermediárias, onde as escadas se encontram, para que os funcionários possam encontrar ali um lugar para sentar e relaxar nos intervalos enquanto apreciam a vista do rio.
No quesito sustentabilidade, o prédio recebe nota 10. O vidro minimiza o consumo de energia, aproveitando da melhor forma a luz e ventilação natural. Já a madeira possui um valor de emissão de CO2 nos processos de fabricação inferior ao metal e ao concreto — além de tornar o espaço muito mais acolhedor.
Fonte: Abravidro
Copyright © 2019 Vidro & Cia Ltda. Política de Privacidade | Mapa do Site