Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

14 de agosto de 2014

O vidro também pode ser quente e aconchegante

01

 

A criatividade de designers e empresários do setor está colocando o vidro em aplicações inusitadas, agregando valor ao material e aumentando o seu mercado de consumo. As lareiras de vidro, por exemplo, estão ganhando destaque nas residências, unindo a modernidade do vidro ao aconchego das lareiras.
 
Aproveitando esse nicho de mercado, a Bloch Design, uma empresa francesa, se especializou no desenvolvimento de lareiras de luxo, projetando lareiras contemporâneas e exclusivas para residências, apartamentos, chalés, hotéis e restaurantes. “Todas as lareiras são únicas e meticulosamente trabalhadas em nossa oficina”, explica David Bloch, ao listar a variedade de acabamentos que podem ser usados, como: metal, granito, madeira, couro, cristal, vidro, entre outros. Todos os projetos são feitos sob medida. Por isso, a própria empresa desenvolve e faz a instalação das lareiras.
 
02
 
Em relação ao vidro, Bloch conta que são usados diferentes tipos, dependendo do uso, da exposição ao calor, do tamanho, forma e espessura. E que, para cada projeto, é feito um estudo técnico para determinar a melhor especificação do vidro.
 
Além da modernidade que o material pode gerar ao ambiente, Bloch ressalta, entre as vantagens da lareira de vido, a vida útil e a facilidade na manutenção. “Se a lareira é usada corretamente, não há nenhuma razão para ela não durar a vida inteira”, afirma o empresário.
 
Para manter a qualidade do produto, é necessária uma atenção especial na manutenção, o que pode variar de acordo com a frequência de uso e o tipo de lareira. “Se é uma lareira a gás, talvez seja preciso fazer a manutenção uma vez por ano, ou uma vez a cada dois anos; Já para uma lareira de madeira, talvez um pouco mais, pois pode descolorir um pouco a parte de cima do vidro. No entanto, a maioria dos clientes com lareira de madeira faz a limpeza de uma a três vezes por ano, no máximo”, explica Bloch.
 
Bloch está seguindo os passos do pai, que abriu a empresa há 25 anos. Agora ele trabalha para expandir os negócios internacionalmente, e já comemora instalações em diferentes partes do mundo: “Até o momento nós cobrimos a maioria dos países europeus, Azerbaijão, Rússia, Marrocos, Emirados Árabes, Turcomenistão, África do Sul, Canadá e Estados Unidos”, conta David ao ressaltar que a empresa está muito interessada no mercado brasileiro para prospectar clientes na América do Sul.
 
UM NOVO NICHO DE MERCADO
 
04
 
As lareiras de vidro ainda não são frequentes no Brasil, mas algumas empresas do setor estão investindo em soluções de vidro para lareiras de alvenaria; como é o caso das portas de vidros, que vêm sendo instaladas em lareiras e churrasqueiras para isolar a comunicação da chaminé com o interior da casa.
 
A Thermodoor atua neste segmento e explica que a demanda por este tipo de solução vem crescendo no País, principalmente no que diz respeito às churrasqueiras. “É uma solução para problemas constantes entre a construtora (que instala churrasqueiras) e moradores (que se queixam de odores e fumaças vindos de outros andares)”, explica Flávio Ribeiro, engenheiro de produção da empresa.
 
“Quando você fecha esta abertura, você impede as trocas de ar e, consequentemente, o que vai com elas, como: fuga do ar condicionado ou climatização, odores oriundos da chaminé, fuligem, retorno de correntes de ar frio no inverno, entrada de mosquitos e morcegos pela chaminé”, conta Ribeiro ao enumerar as vantagens desta solução. As portas são feitas com vidro float 4 mm, temperado. E o custo média da solução sob medida é de R$ 700,00. As portas de vidro podem ser instaladas em qualquer tipo de lareira e churrasqueira de alvenaria ou metal.
 
VOCÊ CONHECE O FIRE GLASS?
 
05
 
O Fire Glass é feito de vidro temperado em fragmentos de vários tamanhos e cores, que são usados para ocultar o encanamento de gás nas lareiras. O Fire Glass não queima, mas retém o calor e refrata a luz como resultado da queima de gás.
 
mercado 7As lareiras a gás não são muito atraentes ao olhar, pois é possível ver claramente a canalização para o gás, juntamente com os jatos. Por essa razão, muitos fornos a gás são cobertos com elementos decorativos, como pedras e troncos de cerâmica. O Fire Glass chega ao mercado como uma alternativa para esses materiais.
 
Fonte: Vidro & Tecnologia

Faça seu comentário