Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

02 de novembro de 2011

Piauiense tem casa de artesanato como referência de Design

Antônia Pessoa

Teresina – Cerâmicas, cestaria, trançados, peças em madeira, tecelagem, bordados e rendas. Essas são algumas das tipologias artesanais encontradas na Casa Piauí Design 2011. A mostra foi aberta na noite desta segunda (18), com a presença de autoridades, diretores do Sebrae de vários estados do Nordeste, imprensa e convidados, e funcionará até o dia 30 de julho, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, no horário de 10h às 22h.

“É uma satisfação imensa para nós que fazemos o Sebrae no Piauí abrir mais uma edição desse grandioso evento, que este ano completa nove anos. A Casa Piauí tem um papel relevante para o artesanato piauiense. Por meio desse projeto, a produção artesanal do estado deu um salto de qualidade considerável. O valor agregado das peças reflete na comercialização e faz do nosso artesanato referência para o Nordeste e para o país”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A grande novidade do projeto este ano é que as peças serão premiadas por tipologia. O designer Marcelo Rosenbaum, do quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, irá validar e julgar as peças da mostra. Os vencedores ganharão consultorias para a produção de novas coleções. O resultado do concurso será divulgado no dia 30 deste mês.

“A Casa Piauí Design é um projeto que tem ajudado o artesanato piauiense a se reposicionar estrategicamente no mercado, deixando de ser apenas uma alternativa de sobrevivência para ser a expressão da cultura e da riqueza desse estado. E é justamente isso que o Sebrae Nacional incentiva”, comentou o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio da Instituição, Juarez de Paula.

Ambiente cenográfico

As peças criadas para a mostra compõem ambientes de uma casa cenográfica, idealizada pelo arquiteto Gualberto Júnior. São 120 produtos decorando cozinha, jardim, salas de jantar e estar e três galerias. Na casa, o visitante tem a noção real de como as peças ficam em cada espaço.

“Esse é um evento importante, que tem contribuído para o desenvolvimento da economia do Estado. A Prefeitura de Teresina é parceira do Sebrae nessa iniciativa porque aposta em projetos que fazem a diferença. O potencial dos artesãos aliado ao profissionalismo de arquitetos e designers resulta em peças de qualidade e beleza singulares”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Alexandre Magalhães.

“Essa exposição é mais uma demonstração do que o Sebrae faz para o desenvolvimento do Piauí. Somos fabricantes de soluções para as micro e pequenas empresas, que ajudam o Brasil a crescer”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo da Instituição no Piauí, José Elias Tajra.

A Casa Piauí Design é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Piauí), em parceria com o Sebrae Nacional e o apoio do governo do estado, por meio do Prodart; Prefeitura Municipal de Teresina e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Semdec; Faculdade Novafapi e Florense.

Fonte: Agencia Sebrae

Faça seu comentário