Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

02 de setembro de 2013

Prédio australiano ostenta fachada de aço e vidro móvel

1

Os arquitetos da Sean Godsell criaram um projeto ousado para abrigar o campus do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), na Austrália. O destaque fica por conta do revestimento do prédio, que incorpora uma detalhada pele de vidro duplo interna e um sistema automatizado de sombreamento móvel, como segunda camada, voltada para a parte externa.

2

O dispositivo de sombreamento rodeia todo o edifício, do piso térreo ao nível da cobertura. Ele é composto de discos de vidro jateados com 60 cm de diâmetro nominal, fixados uns aos outros por eixos verticais e horizontais. Cada eixo é fixado à face externa de um cilindro de aço galvanizado, com diâmetro ligeiramente maior que 13 cm de profundidade.

Os discos de vidro e os cilindros estão apoiados em uma estrutura secundária de aço galvanizado estabelecida a cerca de 70 cm da cortina de vidros duplos do edifício. No térreo e cobertura, todos os discos são fixos. Nos outros andares, boa parte é móvel.

3

Entradas de ar perimetrais foram incorporadas na pele de vidro duplo interna para fornecer refrigeração passiva para o sistema de distribuição de ar. Dessa forma, há menos consumo de energia e maior conforto térmico. A envoltória da edificação também conta com sistema de captação de água para ser utilizada nos sprinklers (sistema de combate a incêndios).

4

O propósito da sede do RMIT é abrigar diversas equipes de pesquisadores, fornecendo a esses grupos possibilidades de integração com outras equipes e de adequação de seus ambientes de trabalho de acordo com suas necessidades específicas. O prédio conta, ainda, com espaços multifuncionais, para palestras e seminários.

6

Fonte: Abravidro

Faça seu comentário