Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

09 de setembro de 2013

Recém-inaugurada, Biblioteca de Birmingham tem vidro e metal na fachada

1
Foi inaugurada esta semana, no dia 3 de setembro, em Birmingham, Inglaterra, a maior biblioteca da Europa. O projeto, orçado em 189 milhões de libras (mais de R$ 696 milhões), é composto por uma atraente estrutura de vidro e metal, que serve de fachada. A inspiração da aparência do prédio foi a tradição do comércio de joias da cidade. Com quatro andares retangulares alternados, ele tem círculos de metal sobre uma fachada de vidros dourados e prateados.

2
Localizada no Centenary Square, no centro da cidade, e projetada pela companhia holandesa de arquitetos Mecanoo, a biblioteca tem sua iluminação natural ampliada devido ao vidro. O material na parte externa tem a função de filtrar a luz natural e reduzir a dependência do edifício de iluminação artificial. Também são utilizados sistemas de iluminação de baixo consumo de energia e de conservação de água.

3
A biblioteca não é voltada apenas à leitura e consulta de livros. É, também, um centro cultural, com áreas de leitura, sala de meditação, terraços com jardins, teatro e midiateca. Sua inauguração, aliás, contou com a presença da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que, no ano passado, foi vítima de um ataque do grupo extremista Taliban por lutar para que as meninas de seu país tivessem o direito de estudar.

4

Fonte: Abravidro

Faça seu comentário