Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

23 de abril de 2012

Saiba como decorar sua casa com cortinas e persianas

Cortinas e persianas são itens da decoração de uma casa que algumas pessoas subestimam na hora da escolha, porém, podem fazer toda a diferença no ambiente. Não se trata de uma questão de moda ou tendência, pois além de decorar o ambiente, são imprescindíveis para proteger, dar privacidade e escurecer os cômodos da casa. O que pode mudar com o tempo, ou seja, sair ou estar na moda, são detalhes como o modelo, o tecido e as cores.

Responsáveis pela proteção solar da residência, cortinas e persianas favorecem um melhor conforto térmico, além de proteger móveis, objetos decorativos, pisos e tapetes da ação nociva do sol. Casas que são avistadas da rua, apartamentos em andares baixos e apartamentos em prédios próximos a outras edificações vizinhas também requerem colocação de cortinas ou persianas por uma questão de privacidade para os moradores. Já home theaters e quartos necessitam de cortinas para escurecimento do cômodo.

Além destas funções técnicas, elas acompanham, em geral, o estilo de decoração das casas. Cortinas e xales atendem melhor esta situação, deixam o ambiente mais aconchegante e harmonizam bem praticamente todos os tipos de ambientes, uma vez que para fazê-las existe uma ampla variedade de tecidos, cores, estampas e tramas com preços diversificados. Persianas em madeira, cortinas romanas, cortinas plissadas e rolos também são decorativos, porém se encaixam melhor em ambientes mais clean e modernos.

As cortinas devem seguir o estilo do ambiente, mas não obrigatoriamente combinar de forma óbvia. Muitas vezes, as misturas de referências antagônicas, de tecidos leves com rústicos são interessantes se bem elaboradas, produzindo um resultado inovador e cheio de estilo. Mas deve-se ter cuidado para fazer esse tipo de composição. Em resumo, não há uma regra, tudo depende da decoração, das funções a serem atendidas, do gosto da pessoa e de bom senso.

Fonte: Bbel

Faça seu comentário