Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

06 de novembro de 2013

Saiba como esticar o apartamento pequeno

Imóveis com metragem cada vez menores estão virando tendência. Veja como aproveitar o espaço.

Os apartamentos estão cada vez menores. A maioria deles têm, em média, 50 metros quadrados. Se decorar um espaço grande já é difícil, imagine distribuir todos os móveis em espaços tão apertados. Por isso, antes de começar a comprar, é preciso fazer um bom planejamento.

“Os hábitos, costumes e necessidades dos moradores têm que ser levados em consideração”, disse o arquiteto Antonio Grolla. Não adianta criar uma decoração incrível, mas nada agradável para o morador.

Para o profissional, o ideal é fazer um projeto para o apartamento todo, mesmo que se execute aos poucos, de acordo com a possibilidade financeira. Dá trabalho, afirma o arquiteto: “Ambientes compactos são desafiadores. Por isso é importante contar com a expertise de um profissional”, indica.

Funcionalidade é uma questão importante. Um layout bem desenhado com móveis proporcionais e multifuncionais, que ajudem a aumentar visualmente o ambiente, é imprescindível. A posição das peças é um ponto chave para não perder a circulação.

A arquiteta Daniella de Barros indica colocar a mesa de jantar no canto da sala, por exemplo, utilizando um banco encostado à parede e completando com cadeiras. Grolla sugere trocar o criado-mudo do quarto, por uma cabeceira com pequena prateleira e luminárias acopladas à peça ou pendentes do teto.

Daniella indica investir em uma boa iluminação, cores claras nos mobiliários e nada de madeira ou tons mais quentes nas paredes. Grolla também apostas em cores suaves e o uso de espelhos. Pode-se aplicar a peça na parede onde fica a mesa de jantar ou atrás do sofá, por exemplo.

Outro truque que as próprias construtoras têm utilizado é a integração dos ambientes. Muitos projetos são desenhados sem divisão entre a cozinha, sala de jantar e living. Neste caso, o proprietário pode brincar com a decoração, dividindo os ambientes.

Espelho amplia o ambiente e ajuda também na iluminação

Os espelhos são fortes aliados para quem tem pouco espaço e quer um ambiente com profundidade. Outro ponto forte do espelho é o auxílio que ele dá para a iluminação.

No banheiro, por exemplo, coloque espelho sobre a bancada. Na porta do box ,o espelho também dá um charme especial. Outra solução para o box é o kit Box Flex, da Ideiaglass. Com estrutura metálica e sem trilhos superiores, a peça de vidro transparente tem sistema parecido com portas-camarão, podendo ser usadas em vãos de até 60cm e custa R$ 580.

O espelho também pode ser usado com adorno de decoração.Ao lado do sofá, coloque uma mesa de canto que sirva como bar com um tampo de espelho. Assim, você utilizará um espaço para dispor bebidas e taças sem atrapalhar a circulação. Móveis feitos sob medida também são indicados pelos arquitetos.

“Assim, é possível aproveitar cada cantinho da casa e abrir espaço para guardar os objetos utilizados no dia a dia”, disse Daniella de Barros, arquiteta.

Fonte: Diário de São Paulo

Faça seu comentário