Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

26 de maio de 2014

Tecnologia transforma vidro em persiana inteligente

Presidente da Gauzy esteve na Glass South America para negociar parceria com processadores de vidro do Brasil e da América do Sul.

1

A Gauzy, empresa israelense de tecnologia, está chegando ao mercado brasileiro com uma inovação na área de vidros. Se depender dela, os problemas com reflexos de sol, iluminação e gastos com energia em ambientes internos serão relegados ao passado.

O chamado Gauzy Smart Blinds é uma tecnologia que permite controlar a quantidade de luz que entra no ambiente, possibilitando que o vidro funcione como cortina, inclusive simulando movimentos de abrir, fechar e bascular, além de oferecer aos profissionais de construção e arquitetura novas opções de sombreamento.

2

A tecnologia funciona a partir de um cristal líquido inteligente (liquid crystal glass), que é colocado numa película sobre o vidro e, a partir de um controle remoto, controla a passagem de luz, tornando-se uma espécie de persiana inteligente. Em vitrine de loja, por exemplo, o cristal é acionado por um sensor de presença e, quando o consumidor para diante do vidro, esse se torna opaco, possibilitando a projeção de um vídeo sobre os produtos da loja. A tecnologia da Gauzy ainda pode ser usada, em qualquer tamanho e formato, em LCD ou vidros transparentes, em portas de geladeiras, elevadores e janelas de automóveis.

Essa tecnologia já é usada no Hotel Ritz-Carlton, em Tel Aviv, em uma divisória de vidro que separa o quarto do banheiro, e no Waldorf Astoria, em Jerusalém. Em Israel, também é encontrada em um sítio arqueológico e em uma vitrine de loja. A Porsche a expôs em seu estande na feira internacional automotiva realizada, no ano passado, em Frankfurt.

3

O presidente da Gauzy, o israelense Eyal Peso, participou da 11ª Glass South America para negociar parceria com processadores de vidro do Brasil e da América do Sul. Para a Gauzy, o Brasil e a América do Sul são mercados estratégicos, tendo em vista o elevado desenvolvimento de construção e arquitetura, a alta densidade populacional e o clima nessas regiões. “Na América do Sul estão concentrados 4% do mercado mundial de 8,6 bilhões de metros quadrados de vidros instalados, sendo que 81,8% estão na construção, 5,9% no setor automotivo e 12,3% em setores diversos”, diz Eyal Peso, ao explicar o interesse da empresa israelense no mercado brasileiro.

4

Fonte: Vidro Impresso

Faça seu comentário