Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

14 de outubro de 2013

Universidade da Pensilvânia: mais uma fachada de vidro

1

O novo prédio do Centro de Nanotecnologia da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, Estados Unidos, tornou-se um ponto de referência no campus. Ele possui a fachada totalmente feita de vidro, trazendo um conceito mais moderno para prédios estudantis. Além disso, a construção possui diversas salas e laboratórios que usam esse material, tornando a integração entre os ambientes muito mais fácil e agradável.

As camadas de vidro da fachada conferem um aspecto fluido ao prédio, que, aliás, possui desenho curioso. Ascendendo de forma espiralada, a parte mais alta é ocupada por um auditório com vista privilegiada da cidade universitária.

2

O projeto, assinado pelo escritório Weiss/Manfredi, ocupa o espaço que antes abrigava um estacionamento e possui amplas salas de conferência (não há salas de aula no prédio), laboratórios, auditórios e outros espaços necessários para a pesquisa acadêmica de nanotecnologia.

Chamado de Krishna P. Singh Center for Nanotechcology, o prédio é considerado — na universidade e fora dela — como uma obra de arte, tanto que foi vencedor de dois prêmios concedidos pelo The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design.

3

Uma das características mais importantes desse prédio é que ele integra o ambiente com o resto da cidade universitária e com a própria Filadélfia. Mesmo assim, ainda mantém o isolamento que essa atividade delicada demanda —parte da construção é subterrânea —, pois a menor corrente de ar pode destruir meses de pesquisa. Nesses locais, os vidros são de cor laranja para filtrar qualquer possível partícula ultravioleta.

4

5

6

7

Fonte: Abravidro

Faça seu comentário