Acompanhe as notícias mais atualizadas do segmento.

Top Of Mind

07 de maio de 2014

Vidro exerce papel fundamental na ampliação de biblioteca saudita

1

O escritório de arquitetura Gerber Architekten é o responsável pelo uso do vidro na ampliação de um dos prédios culturais mais importantes da Arábia Saudita. Trata-se da Biblioteca Nacional King Fahad, cuja reforma foi entregue em novembro de 2013. Seu novo design representa a transformação do bairro Olaya, na capital Riad.

2

As novas instalações foram construídas em torno do antigo edifício cruciforme, que se tornou o arquivo da biblioteca. O telhado desse prédio, aliás, foi transformado em área de leitura com a instalação de uma membrana térmica. Nesse espaço, inclusive, há um domo considerado o símbolo da biblioteca — antes de concreto — que está sendo reconstruído com aço e vidro.

3

Já o novo prédio possui formato quadrado, proporcionando espaços amplos e com paredes de vidro de ambos os lados (fachadas externa e interna), permitindo a visibilidade do átrio que foi construído em volta dos dois prédios e, do outro lado, do prédio antigo. Por causa das altas temperaturas, um revestimento específico — feito com cabos de aço e tecido — foi desenvolvido para desempenhar o papel de brise-soleil na fachada externa. Seu formato remete às tradicionais tendas árabes, harmonizando o antigo e o novo de um modo único.

4

No térreo, há ainda lojas de livros, áreas de exposição, um restaurante e até uma área reservada para mulheres, onde elas podem permanecer sem usar a burca — a Arábia Saudita é um país mulçumano.

5

6

7

8

9

Fonte: Abravidro

Faça seu comentário